quinta-feira, 25 de março de 2010

Pra quem não entende quando digo que sou muito Bentinho: Bento Santiago, Bentinho ou Dom Casmurro é um dos personagens mais lindos da literatura brasileira. Pra quem nunca leu o livro, recomendo (embora eu ache que muita gente deve ter visto a série "Capitu" que passou na Globo, que foi igualmente apaixonande por sinal).
O fato é que a história toda é narrada por ele, o que pode significar que nada do que ele achava, como a traição de Capitu, de seu amigo Escobar e a desconfiança de que Ezequiel não era seu filho, tudo isso poderia apenas ser fruto da imaginação dele. Quem prestou atenção na história percebeu que desde o início da narrativa ele se mostrou inseguro e ciumento.
Pois bem, eu sou fã apaixonada da Capitu e me identifico com Bentinho.
Outro dia me disseram: "Não é a Capitu, é o Bentinho!" Claro, claro que sim! Bentinho faz a Capitu ser tão bonita e interessante. Ele que faz nós nos apaixonarmos pelos "olhos de cigana oblíqua e dissimulada", e por tudo o mais.
Foi como eu disse...hum...ontem? 'Sempre tem dessas coisas quando a gente ama demais alguém', assim foi quando Bento amou Capitu, assim acontece porque eu...

"Aí vindes outra vez inquietas sombras!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário